Bem vindo ao INSS Fácil! Nosso objetivo é ajudá-lo, respondendo suas dúvidas e dando orientação sobre assuntos previdenciários. Você pode começar navegando pela lista de assuntos.
Você pode ajudar a manter nosso serviço de orientação previdenciária gratuito, fazendo uma pequena doação, de qualquer valor.
Seja bem vindo ao INSS Fácil, onde você pode fazer perguntas e receber respostas de especialistas em legislação previdenciária e de outros membros da comunidade.

Quanto devo contribuir como facultativo para aposentar por tempo de contribuição

0 votos
167 visitas
Tenho 27 anos e 10 meses de contribuição para o INSS mas estou desempregada e gostaria de contribuir como facultativo, como falta pouco para completar os 30 anos de contribuição poderiam me orientar com quanto devo contribuir para completar o tempo de contribuição.
perguntou 4 Mar, 2017 por Daisy

1 Resposta

0 votos

Daisy,

Pela legislação atual, você irá se aposentar ao completar 30 anos de contribuição ou 60 anos de idade (o que ocorrer primeiro). ─ Artigos 51 e 56 do Decreto 3.048/1999.

Você pode contribuir com qualquer valor acima do salário-mínimo. Para a aposentadoria por tempo de contribuição, a alíquota de contribuição deve ser de 20%. No caso, considerado o salário mínimo atual de R$954,00, você poderia contribuir com qualquer valor acima de R$190,80.

Para saber o valor de sua aposentadoria, será feita a média simples dos 80% maiores salários de contribuição de julho de 1994 até o último mês de contribuição. O resultado é multiplicado pelo fator previdenciário .

Uma dica é que só compensa contribuir com valor acima do salário-mínimo se os seus salários anteriores eram bem acima do salário-mínimo. Do contrário, seu benefício será um salário de qualquer forma.

Dúvidas? Deixe um comentário!

respondida 23 Fev por INSS Fácil

Perguntas relacionadas

+1 voto
1 resposta
...