Bem vindo ao INSS Fácil! Nosso objetivo é ajudá-lo, respondendo suas dúvidas e dando orientação sobre assuntos previdenciários. Você pode começar navegando pela lista de assuntos.
Seja bem vindo ao INSS Fácil, onde você pode fazer perguntas e receber respostas de especialistas em legislação previdenciária e de outros membros da comunidade.

Minha mãe recebe benefício social, se minha irmã pagar INSS é cortado o benefício?

0 votos
93 visitas
Minha irmã mora com minha mãe e ficou como dependente dela, só q ela trabalha costurando em casa e tem medo de pagar INSS ou MEI e mãe perder o benefício, isso pode acontecer?
perguntou 7 Mar, 2017 por Clea

1 Resposta

0 votos

Olá Clea.

Para orientá-la corretamente, é necessário que nos informe o estado civil de sua irmã, ou seja, se é solteira, casada, divorciada, etc...

Precisamos saber também se são as duas somente que moram na mesma casa ou se há mais pessoas.

Você pode clicar em comentar e adicionar essas informações.

respondida 7 Mar, 2017 por Especialista
Minha irmã é solteira, nunca casou ou saiu de casa, só moram na casa ela é minha mãe. Segundo minha mãe minha irmã ficou como dependente dela. Desde já agradeço.
Bem, Clea, nesse caso o grupo familiar, conforme relatado, é composto por apenas duas pessoas, a saber, sua mãe e sua irmã. Se a sua mãe passar a contribuir com o INSS, seja como autônoma, seja como MEI, o benefício da sua mãe se tornará irregular, pois se a sua irmã contribuir, o INSS irá deduzir que ela tem renda. Nesse caso, mesmo que ela contribua sob um salário mínimo, a renda per capta familiar irá superar o limite estabelecido em lei, que é de 1/4 do salário mínimo. Portanto, a resposta é sim, pode acontecer de sua mãe perder o benefício se sua irmã passar a contribuir para o INSS.

Perguntas relacionadas

0 votos
1 resposta
...