Bem vindo ao INSS Fácil! Nosso objetivo é ajudá-lo, respondendo suas dúvidas e dando orientação sobre assuntos previdenciários. Você pode começar navegando pela lista de assuntos.

Tenho 41 anoa e quase 25 de contribuição, posso pedir aposentadoria proporcional? Quanto eu perderia?

0 votos
856 visitas
Sou cuidadora e já sinto que minha cuna não me permitirá trabalhar pradio contribuir 49 anos como quer este governo!!! Isso é muita maldade com o povo.
Cidade: Rio de janeiro
perguntou 12 Mar, 2017 por Ana

1 Resposta

0 votos
Ana, pela sua idade provavelmente você não terá direito à aposentadoria proporcional.

O tempo mínimo para aposentadoria proporcional corresponde à 25 anos mais o pedágio, que é 40% do tempo que, em dezembro de 1998, faltava para você completar os 25 anos. Se você tem 25 anos de contribuição hoje, em 1998 você teria cerca de 6 anos apenas, de modo que ainda faltava 19 para os 25 anos. 25% de 19 é igual a 7,6, ou seja, maior que o pedágio máximo de 5 anos. Assim, você não teria direito à aposentadoria proporcional, pois o tempo, com o pedágio, será maior do que a aposentadoria integral aos 30 anos de contribuição.

No site do INSS você pode fazer uma simulação, lançando todos os períodos de contribuição e o site lhe informará o tempo de contribuição e quanto falta para aposentadar. O link é: http://www.previdencia.gov.br/servicos-ao-cidadao/todos-os-servicos/simulacao/

Dúvidas? Deixe um comentário!
respondida 10 Abr, 2017 por INSS Fácil

Perguntas relacionadas

...