Bem vindo ao INSS Fácil! Nosso objetivo é ajudá-lo, respondendo suas dúvidas e dando orientação sobre assuntos previdenciários. Você pode começar navegando pela lista de assuntos.
Seja bem vindo ao INSS Fácil, onde você pode fazer perguntas e receber respostas de especialistas em legislação previdenciária e de outros membros da comunidade.

Salario maternidade

0 votos
37 visitas
Estou gravida de 8 meses. Ja trabalhei de carteira assinada por 5 anos e nos ultimos contribuo como autonoma. Soube da gravidez quando ja estava com quase 7 meses e por ser de risco o bebe nascera logo, ja agora em abril! So que ano passado tive dificuldade em pagar as guias do inss, chegando a atrasa-las e uma ou duas nao foram pagas! Teria como regularizar esta situacao para que eu possa receber o salario maternidade???
Cidade: Porto Alegre
perguntou 14 Mar, 2017 por Caroline

1 Resposta

0 votos
Caroline,

O salário maternidade para a segurada contribuinte individual depende da carência de 10 contribuições. Se, como autônoma, você já tem mais de 10 contribuições a contar da primeira contribuição feita em dia, não é necessário regularizar os meses que ficaram sem pagar. No entanto, caso queira regularizar, você deve emitir a GPS corrigida no site do INSS. Basta informar o seu número de contribuição (NIT), o mês que quer regularizar e o valor do salário de contribuição. O endereço é: http://www2.dataprev.gov.br/PortalSalInternet/faces/pages/calcContribuicoesCI/filiadosApos/selecionarOpcoesCalculoApos.xhtml. Mas, repito, se você já tem mais de 10 meses, esses meses que ficaram para trás não irão interferir no seu direito ao salário maternidade.

Dúvidas? Mais informações? Deixe um comentário!
respondida 14 Mar, 2017 por INSS Fácil
...