Bem vindo ao INSS Fácil! Nosso objetivo é ajudá-lo, respondendo suas dúvidas e dando orientação sobre assuntos previdenciários. Você pode começar navegando pela lista de assuntos.
Você pode ajudar a manter nosso serviço de orientação previdenciária gratuito, fazendo uma pequena doação, de qualquer valor.
Seja bem vindo ao INSS Fácil, onde você pode fazer perguntas e receber respostas de especialistas em legislação previdenciária e de outros membros da comunidade.

Tempo de contribuição para aposentadoria por idade.

0 votos
318 visitas
Cidade: Salvador
relacionada a uma pergunta para: Contribuição de inss
perguntou 15 Mar, 2017 por Janete

1 Resposta

0 votos
Janete,

O seu pai está próximo de se aposentar por idade. Pelas regras atuais, ele precisará ter 65 anos de idade e 180 contribuições para o INSS. 180 contribuições equivalem a mais ou menos 15 anos.

Se ele já tem 14 anos, ele só precisaria contribuir por mais um ano, para chegar aos 15.

O site do INSS oferece uma ferramenta para calcular o tempo de contribuição. O endereço é https://www5.dataprev.gov.br/PortalSibeInternet/pages/compdir/principalsimuladormanual.xhtml. Ali, você informa os dados solicitados e os períodos de contribuição que seu pai tem. O sistema irá somar e informar quanto tempo ele já tem.

Para voltar a contribuir, ele pode comprar um carnê ou tirar as guias pela internet. Ele pode usar o código de pagamento 1163, que é a contribuição relativa ao plano simplificado de previdência social. A contribuição é 11% do salário mínimo, o que hoje corresponde a R$103,07. O identificador é o número do PIS (ou o número do carnê, se ele já pagou como autônomo antes).

Dúvidas? Deixe um comentário.
respondida 15 Mar, 2017 por INSS Fácil
Obrigada!Informação foi muito útil para mim.

Perguntas relacionadas

0 votos
0 respostas
0 votos
0 respostas
...