Aqui você pode fazer perguntas sobre INSS e obter respostas de especialistas
0 votos
102 visitas
Ola Boa Tarde! Gostaria de esclarecer uma duvida sobre o Auxilio Maternidade! Trabalhei de Carteira Registrada em Setembro de 2013 a Fevereiro de 2015 , retornei a trabalhar de carteira registrada em Maio de 2016 a Junho de 2016 , descobri minha gravidez em Outubro de 2016  , vou ganhar bebe em Junho de 2017 sera que tenho direito ao auxilio maternidade !! Sera que se eu comecar a pagar o carne como autônoma e pagar referente aos meses que fiquei sem contribuir depois da minha baixa de junho de 2016 pagar tudo de uma vez antes da data de vencimento e depois normalIzar e continuar a pagar ate o nascimento do bebe tenho direito ao auxilio? Sendo que pagarei 10 contribuicoes antes do nascimento! Mas pagar tudo de uma vez antes do bebê nascer adianta??
Cidade: Chapadão do Sul
por | 102 visitas

1 Resposta

0 votos
Thainara.

Infelizmente pagar tudo de uma vez não adianta. A carência é computada a partir da primeira contribuição paga em dia.

Mas, há um ponto a ser observado. Quando você saiu do emprego em fevereiro de 2015 você recebeu seguro-desemprego? Se a resposta for positiva, você ainda não perdeu a qualidade de segurada do INSS e, nesse caso, terá direito mesmo sem efetuar nenhuma contribuição.

As 10 contribuições começam a contar a partir da perda da qualidade de segurada. Se a resposta a pergunta acima for negativa, você perdeu a qualidade de segurada em março de 2016. Nessa situação, as contribuições começam a contar do reingresso, ocorrido em maio de 2016, de modo que você possui apenas duas contribuições. Você poderia pagar março, abril, maio e junho, ou seja, 4 meses, que somados aos 2, resultarão em número inferior aos 10 meses que você precisa.

Por gentileza, deixe um comentário informando se você recebeu seguro desemprego ou fez cadastro no SINE após a demissão em fevereiro de 2015.
por
1,664 perguntas
984 respostas
683 comentários
42,981 usuários