Aqui você pode fazer perguntas sobre INSS e obter respostas de especialistas
0 votos
1,1K visitas
E se tenho quais os documentos necessários ?
Cidade: Campos dos goytacazes rj
por | 1,1K visitas

1 Resposta

0 votos

Eliane,

Após o encerramento do último emprego, você mantém a qualidade de segurada do INSS por 12 meses. Se você recebeu seguro-desemprego, esse prazo é prorrogado por mais 12 meses.

Assim, para orientá-la, precisamos que informe qual a data de saída do último emprego, se recebeu seguro-desemprego após, se fez cadastro no SINE. Informar também a data de nascimento do filho(a) ou, se ainda não nasceu, a data provável do parto.

Você pode clicar em comentar para adicionar essas informações.

por
Karoline , com demissão em Março de 2016 . Não recebi seguro desemprego e acabei de ter minha filha nesse mês de junho
Rozângela, quanto ao filho que já completou 5 anos, você não recebe mais porque já prescreveu. O direito a receber o salário-maternidade prescreve em cinco anos. Quanto ao filho que nasceu em Dezembro, se a sua última contribuição foi em 2011, você esteve segurada até 2012. A partir de então, deixou de ter direito aos benefícios, por falta de contribuição.
Karoline, sendo a demissão em março de 2016, você continuou segurada do INSS até março de 2017. Nos casos em que há recebimento de seguro-desemprego ou cadastro no SINE após o último emprego, esse prazo é prorrogado por mais 12 meses. Mas, como no seu caso você não recebeu seguro-desemprego, infelizmente, agora em junho, você já perdeu a condição de segurada e não terá direito ao benefício. Se tivéssemos analisado antes, você poderia, até o dia 15/05, pagar o mês 04/2017 para não perder a qualidade de segurada. Mas agora infelizmente não vai adiantar. Você não chegou a fazer cadastro no SINE, procurando emprego, após a demissão?
Não me lembro se cheguei a fazer o cadastro no SINE n . Mais eu acho q eu tinha direito a seguro desemprego sim mais n sei entrada . Aí mesmo assim eu não tenho direito ? Só auxílio maternidade
Karoline, se você realmente não recebeu o seguro e não fez cadastro no SINE, infelizmente não terá direito ao benefício salário maternidade.

Perguntas relacionadas

1,664 perguntas
984 respostas
683 comentários
42,981 usuários