Bem vindo ao INSS Fácil! Nosso objetivo é ajudá-lo, respondendo suas dúvidas e dando orientação sobre assuntos previdenciários. Você pode começar navegando pela lista de assuntos.
Você pode ajudar a manter nosso serviço de orientação previdenciária gratuito, fazendo uma pequena doação, de qualquer valor.
Seja bem vindo ao INSS Fácil, onde você pode fazer perguntas e receber respostas de especialistas em legislação previdenciária e de outros membros da comunidade.

Auxílio maternidade. Paguei o simples nacional. Tenho direito?

0 votos
22 visitas
eu paguei o simples nacional 14/06/2013 à 23/03/ 2016,engravidei vou ter o bebê em Maio tenho direito a receber auxílio maternidade.
Cidade: angra dos reis
perguntou 19 Abr, 2017 por Maria Dione zanadi
oi eu consegui resolver sobre o pagamento,mais sô conseguir agendar pra da entrada no INSS no mês de Junho,mesmo pagando o mês de abril,ainda vou ter direito.

1 Resposta

0 votos
Maria.

Sendo a última contribuição em 03/2016, você mantém a qualidade de segurada até 03/2017. Assim, para não perder o direito ao benefício, você deve efetuar o recolhimento da contribuição referente ao mês de abril de 2017, competência 04/2017. Efetuando esse recolhimento, você não perde a qualidade de segurada e, em consequência, mantém a carência.

É importante que você efetue esse recolhimento o quanto antes, e antes de seu bebê nascer.

Feito isso, basta aguardar o nascimento e, após ter a certidão de nascimento, dar entrada no benefício.

Dúvidas? Deixe um comentário!
respondida 19 Abr, 2017 por Nádia
mais como eu faço pra pagar sr eu dei baixa.
Maria, você irá efetuar o recolhimento como contribuinte individual normal. Seria como autônomo e não mais como MEI. Para emitir a guia de recolhimento, basta acessar o endereço: http://www2.dataprev.gov.br/PortalSalInternet/faces/pages/calcContribuicoesCI/filiadosApos/selecionarOpcoesCalculoApos.xhtml

1ª Tela
Categoria: Contribuinte individual
NIT/PIS/PASEP: Informe o número do PIS ou NIT, se já pagou como autônomo antes.

Depois de confirmar:
Competência = 04/2017
Salário de contribuição = 937,00
Código de pagamento = 1163
Data do pagamento = pode deixar como está, pois vence em 15/05/2017

Atenção: embora o vencimento seja apenas 15/05/2017, sugerimos pagar antes, pois se o bebê nascer antes de pagar pode dar problema.

Perguntas relacionadas

0 votos
0 respostas
0 votos
1 resposta
...