Bem vindo ao INSS Fácil! Nosso objetivo é ajudá-lo, respondendo suas dúvidas e dando orientação sobre assuntos previdenciários. Você pode começar navegando pela lista de assuntos.

Contribuinte individual. Posso migrar para um valor menor?

0 votos
156 visitas
Boa noite
sou contribuinte individual há 9 anos
minha contribuiçao é de 11% do salario minimo. posso migrar pra um valor menor ?
Cidade: praia grande sp
perguntou 8 Mai, 2017 por Edvan

1 Resposta

0 votos

Existem duas formas de contribuição individual:

  1. Plano simplificado da Previdência Social. Você contribui a alíquota de 11% do salário mínimo vigente. Essa contribuição conta para carência, mas não conta como tempo de contribuição. Assim, a contribuição de valor menor vai contar para aposentar por idade, para salário-maternidade, para auxílio-doença, pensão por morte, auxílio-reclusão e todos os benefícios que dependam apenas de carência. A contribuição de valor menor não conta para aposentar por tempo de contribuição.
  2. Contribuição padrão sob 20%. Essa contribuição conta para todos os outros benefícios mais a aposentadoria por tempo de contribuição. O valor da contribuição é 20% do salário desejado.
No seu caso, você já está no plano simplificado, com contribuições de 11%. Infelizmente não há um valor menor para o contribuinte individual.
Apenas o Microempreendedor Individual (MEI) pode contribuir sob a alíquota de 5%. Alguns contribuintes individuais viram MEI apenas para poder contribuir menos.
E, no caso do contribuinte facultativo também há a opção de contribuir sob 5%, mas desde que não tenha nenhuma renda própria e a renda total da família seja inferior a 2 salários mínimos. Nesse caso, contribuir como facultativo e não contribuinte individual. 
Dúvidas? Deixe um comentário!
respondida 9 Mai, 2017 por INSS Fácil

Perguntas relacionadas

0 votos
1 resposta
perguntou 6 Out, 2016 por Geovani Silva araujo
+1 voto
1 resposta
0 votos
1 resposta
perguntou 30 Ago, 2016 por André Macellano Soares da Silveira
...