Bem vindo ao INSS Fácil! Nosso objetivo é ajudá-lo, respondendo suas dúvidas e dando orientação sobre assuntos previdenciários. Você pode começar navegando pela lista de assuntos.
Seja bem vindo ao INSS Fácil, onde você pode fazer perguntas e receber respostas de especialistas em legislação previdenciária e de outros membros da comunidade.
Você conhece o Fundo de Assistência Coletiva?
Retorno de 50% ao mês. Você se cadastra, presta uma ajuda e recebe lucro de 50% sobre esse valor todos os meses. Juros compostos. Por exemplo 500 reais serão quase 65.000 reais depois de 12 meses. Clique aqui para saber mais e começar!. Projeto presente em 118 países com 228 milhões de participantes.

Aposentadoria por tempo de contribuição aliada a aposentadoria por invalidez

0 votos
50 visitas

Boa tarde!

Estou com 53 anos de idade, tenho quase 14 anos de contribuição efetiva (carteira assinada) e estou aposentada por invalidez há 21 anos,totalizando 35 anos .Segundo lei 8.213/91, a aposentadoria por invalidez conta como tempo de serviço,desde q esteja intercalado,correto? Nessa revisão, caso meu benefício seja cortado, tenho direito a solicitar aposentadoria por tempo de contribuição? Se sim, devo contribuir apenas 1 mês? Como devo proceder para solicitar?

Cidade: NATAL
perguntou 7 Ago por Luana Nascimento

1 Resposta

0 votos
Luana, está correto o seu entendimento.

Caso seu benefício seja encerrado, você precisa voltar a contribuir para que o tempo em benefício seja computado como tempo de contribuição. Para isso, basta um mês. Aí, somando os 14 anos de contribuição mais os 21 anos em benefício, daria 35 anos.

Entretanto, deve ser observado também que as aposentadorias exigem período de carência. A carência é de 180 contribuições, o que dá mais ou menos 15 anos de contribuição. Considerando que o tempo em benefício não é computado para carência, você teria os 35 anos de contribuição, mas provavelmente não teria as 180 contribuições.

Assim, é necessário fazer uma contagem para saber exatamente quantas contribuições você tem. Dependendo dos períodos de início e fim das contribuições, você pode ter 180 contribuições e ter menos de 15 anos de contribuição. Isso porque um dia já vale como uma contribuição. Por exemplo, se você trabalhou de 30/04 a 01/05, você tem apenas dois dias de tempo de contribuição, mas tem duas contribuições para carência.

Assim, se o seu benefício for encerrado, o caminho é fazer uma contribuição e agendar no INSS para dar entrada na aposentadoria. Só assim para saber se você já terá a carência. Se não tiver, saberá exatamente quantos meses falta.

Dúvidas? Deixe um comentário.
respondida 7 Ago por INSS Fácil
Entendi. No caso eu teria que fazer a primeira contribuição como contribuinte autônomo? Se minhas contribuições (carência) totalizarem 14 anos mesmo, isso quer dizer que vou ter que contribuir por mais 12 meses para só assim dar entrada e conseguir me aposentar por tempo de serviço.
Desde já agradeço a atenção!
Exato. Só reforçando que a carência não trabalha com tempo de contribuição e sim com meses de contribuição. Verifica-se em quantos meses você tem contribuição e tem que dar 180. É possível você ter 14 anos de contribuição e 180 meses de contribuição, dependendo dos seus períodos de contribuição (especialmente se os períodos forem bem picados). Por isso a sugestão é fazer a contagem no INSS para ver quantos meses tem. Isso, claro, caso seu benefício seja encerrado.

Perguntas relacionadas

0 votos
0 respostas
perguntou 29 Set, 2016 por Tania Leira Costa
Quer ganhar dinheiro sem ter que investir absolutamente nada?
✅ E que tal ainda falar com seus amigos, familiares e todos que conhece de forma gratuita?.
Conheça o Wowapp e venha descobrir a melhor oportunidade que surgiu! O Whatsapp te paga alguma coisa? O Wowapp sim! Você usa o app e ganha dinheiro!
Clique aqui para saber mais no site do Wowapp.
...