Bem vindo ao INSS Fácil! Nosso objetivo é ajudá-lo, respondendo suas dúvidas e dando orientação sobre assuntos previdenciários. Você pode começar navegando pela lista de assuntos.
Seja bem vindo ao INSS Fácil, onde você pode fazer perguntas e receber respostas de especialistas em legislação previdenciária e de outros membros da comunidade.

Aposentadoria por depressão

0 votos
360 visitas
Olá! Minha mãe sofre de depressão profunda há 15 anos, há alguns anos atrás seu estado só piorou, recebendo o diagnóstico de depressão psicótica. Ela vive à base de remédios muito fortes, a fala mudou completamente. Eu sinceramente não sei muito sobre as regras do INSS, gostaria de saber se existe a real possibilidade da aposentadoria, minha mãe já não trabalha e não contribui há anos.

Desde já agradeço pela atenção.
Cidade: Santos
perguntou 6 Nov, 2017 por Nathalia Marcon

1 Resposta

0 votos

Nathalia,

O auxílio-doença e a aposentadoria por invalidez exigem a carência de 12 contribuições. Isso quer dizer que é preciso ter 12 contribuições sem que entre uma contribuição e outra tenha passado mais de 1 ano. E  precisa também ter a qualidade de segurado, ou seja, entre a data de início da incapacidade e a última contribuição, também não pode ter passado mais de um ano. 

E, ademais, é necessária a comprovação da incapacidade para o trabalho. A análise é feito pelos médicos peritos do INSS com base nos documentos médicos apresentados e exame clínico.

Sabe dizer quanto tempo de contribuição (mais ou menos) ela tem e quando foi a última contribuição?

Para acrescentar informações ou se tiver dúvidas, por favor deixe um comentário aqui nessa resposta.

respondida 7 Nov, 2017 por INSS Fácil

Perguntas relacionadas

0 votos
1 resposta
0 votos
1 resposta
...