Bem vindo ao INSS Fácil! Nosso objetivo é ajudá-lo, respondendo suas dúvidas e dando orientação sobre assuntos previdenciários. Você pode começar navegando pela lista de assuntos.
Você pode ajudar a manter nosso serviço de orientação previdenciária gratuito, fazendo uma pequena doação, de qualquer valor.
Seja bem vindo ao INSS Fácil, onde você pode fazer perguntas e receber respostas de especialistas em legislação previdenciária e de outros membros da comunidade.

Salário Maternidade

0 votos
46 visitas
Trabalhei como menor aprendiz, entrei em janeiro de 2016 e sai em maio de 2017.  Contribuía todo mês no inss, então tenho um ano de estabilidade correto? De maio de 2017 até maio de 2018

Meu bebê nasce em fevereiro

Tenho direito ao salário maternidade?

Recebia na carteira 380 reais, vou receber o valor que esta não carteira ou um salário mínimo?
Cidade: Contagem
perguntou 6 Jan por Victoria

1 Resposta

0 votos
Olá Victória.

Seu entendimento está correto. Você mantém a qualidade de segurada do INSS até maio de 2018, ou seja, por 12 meses após a última contribuição. Portanto, você terá direito ao salário-maternidade após o nascimento do bebê. Após o nascimento, você deverá agendar um horário para requerer o benefício. O agendamento pode ser feito no site do INSS (http://agendamento.inss.gov.br) ou pelo telefone 135.

O INSS não pode pagar benefícios de valor bruto inferior a um salário-mínimo. Logo, ainda que você recebesse valor o inferior, o salário-maternidade terá a renda mensal de um salário. No entanto, no salário-maternidade ocorre desconto de contribuição previdenciária. Logo, o valor do benefício será um salário-mínimo menos a contribuição previdenciária (20%).

Dúvidas? Deixe um comentário!
respondida 12 Jan por INSS Fácil
...