Bem vindo ao INSS Fácil! Nosso objetivo é ajudá-lo, respondendo suas dúvidas e dando orientação sobre assuntos previdenciários. Você pode começar navegando pela lista de assuntos.
Você pode ajudar a manter nosso serviço de orientação previdenciária gratuito, fazendo uma pequena doação, de qualquer valor.
Seja bem vindo ao INSS Fácil, onde você pode fazer perguntas e receber respostas de especialistas em legislação previdenciária e de outros membros da comunidade.

Recebi Seguro Desemprego,tenho direito ao auxilio maternidade?

0 votos
30 visitas
Trabalhei por 1 ano, de 12/2014 à 11/2015, recebi 4 parcelas de seguro desemprego, de 12/2015 à 03/2016 e engravidei dentro do período de segurada, meu bebê nasceu em outubro de 2017, dei entrada, levei as documentações à agência do inss do meu estado e deram o prazo de 08/2 Para concluir a análise. Tem possibilidade de não receber? Quanto tempo pode durar essa análise?  Estou precisando muito.
Cidade: Macapá
perguntou 7 Fev por Bruna Canela

1 Resposta

0 votos
Bruna,

De acordo com as informações fornecidas, você esteve segurada até 11/2017. Após o encerramento das contribuições você continua segurada por 12 meses. Se recebeu seguro desemprego ou fez cadastro no SINE, esse prazo é prorrogado por mais 12 meses chegando, portanto, a 24 meses.

Assim, em 10/2017, quando o bebê nasceu, você ainda estava segurada e, portanto terá direito.

O tempo de análise varia conforme a localidade. Em algumas cidades, são poucos dias para ter a resposta. Em outras, onde a demanda é maior, pode demorar vários meses. No site do INSS você consegue acompanhar. Também pode ligar para 135.

Dúvidas? Deixe um comentário!
respondida 23 Fev por INSS Fácil
...