Bem vindo ao INSS Fácil! Nosso objetivo é ajudá-lo, respondendo suas dúvidas e dando orientação sobre assuntos previdenciários. Você pode começar navegando pela lista de assuntos.
Você pode ajudar a manter nosso serviço de orientação previdenciária gratuito, fazendo uma pequena doação, de qualquer valor.
Seja bem vindo ao INSS Fácil, onde você pode fazer perguntas e receber respostas de especialistas em legislação previdenciária e de outros membros da comunidade.

O banco Itaú pode usar o dinheiro do benefício do INSS para descontar na minha dívida com o banco?

+1 voto
712 visitas
Tenho uma dívida no Itaú , e o INSS escolheu o Itaú para eu receber o auxílio maternidade em uma parcela única , minha dúvida é , o Itaú pode descontar a dívida ou Não ? Obrigado
Cidade: Cachoeirinha
perguntou 17 Fev por Gessiele dos santos

2 Respostas

0 votos

Olá. Se entendemos corretamente, você vai receber o benefício auxílio-doença pelo banco Itaú, mas você tem uma dívida para com o banco Itaú. Então, a questão é: o banco Itaú poderia usar o valor do benefício que cairá lá para quitar ou abater na sua dívida para com o Itaú?

A resposta é não, exceto se você optou por receber em conta-corrente. Se você vai apenas receber o benefício no Itaú e o benefício não vai cair na sua conta-corrente ou poupança, ou seja, você não deu nenhum número de conta e o próprio INSS escolheu o banco Itaú, o banco não pode reter o dinheiro para pagamento de dívida. Quando o INSS escolhe o banco, é criada uma conta específica para recebimento do benefício. A única coisa que pode ser feita com essa conta é sacar. Nenhuma outra movimentação é permitida.

Portanto, no seu caso, o banco Itaú não pode usar o dinheiro do benefício para quitar sua dívida. Caso, de alguma forma façam isso, você deve procurar o Procon ou mesmo o juizado de pequenas causas.

Dúvidas? Deixe um comentário.

respondida 23 Fev por INSS Fácil
estou passando por um caso igual.! tenho uma divida no itau e preciso receber um auxilio doença, como faço para saber si sera depositado em conta corrente ou em uma conta especificada?
Só será depositado em conta corrente se você forneceu ao INSS, na ocasião do pedido do benefício, os dados da conta (agência, número e tipo). Se você não forneceu os dados, não há como ser creditado em sua conta.
0 votos
Olá, boa noite, vc recebeu direitinho, o banco Itaú descontou alguma coisa do seu benefício? Meu problema é o mesmo...
respondida 15 Set por Jane

Perguntas relacionadas

0 votos
2 respostas
...