Bem vindo ao INSS Fácil! Nosso objetivo é ajudá-lo, respondendo suas dúvidas e dando orientação sobre assuntos previdenciários. Você pode começar navegando pela lista de assuntos.
Você pode ajudar a manter nosso serviço de orientação previdenciária gratuito, fazendo uma pequena doação, de qualquer valor.
Seja bem vindo ao INSS Fácil, onde você pode fazer perguntas e receber respostas de especialistas em legislação previdenciária e de outros membros da comunidade.

Aposentadoria por invalidez e aposentadoria por tempo de contribuição

0 votos
12 visitas

Tenho 16anos de contribuição efetiva,q inss quer de carencia,p aposentar.Estou aposentado por invalidez há 15 anos,mas 4 anos de serviço militar somando 35.aposentadoria por invalidez,e serviço militar conta como tempo de serviço,desde q esteja intercalado,isto procede?Se meu beneficio for casado,consigo aposentar por tempo de serviço? Consigo via administrativa do inss? Obg.

Cidade: rio de janeiro
perguntou 15 Abr por henrique mario

1 Resposta

0 votos
Henrique,

Para aposentadoria por tempo de contribuição, você precisará comprovar ao menos 35 anos de contribuição e pelo menos 180 meses de contribuição para fins de carência.

Como você já tem 16 anos de contribuição efetiva, então você já tem a carência necessária. Neste ponto, está tudo certo.

No caso de tempo de contribuição, o tempo de serviço militar de fato é contado como tempo de contribuição (desde que não seja concomitante com outro tempo de contribuição). O período em gozo de auxílio-doença e aposentadoria por invalidez é computado como tempo de contribuição, desde que intercalado entre atividades. Assim, se você vier a ter alta da aposentadoria por invalidez, você precisará fazer pelo menos uma contribuição para o INSS, para que o período de afastamento seja computado.

Se, somando tudo, der mais de 35 anos, como você disse, você poderá ser aposentado por tempo de contribuição. Isso é feito na via administrativa, sem necessidade de intermediação de advogados ou outra pessoa. Você mesmo resolve tudo direito no INSS.

Dúvidas? Deixe um comentário!
respondida 26 Abr por INSS Fácil

Perguntas relacionadas

0 votos
1 resposta
...