Bem vindo ao INSS Fácil! Nosso objetivo é ajudá-lo, respondendo suas dúvidas e dando orientação sobre assuntos previdenciários. Você pode começar navegando pela lista de assuntos.
Você pode ajudar a manter nosso serviço de orientação previdenciária gratuito, fazendo uma pequena doação, de qualquer valor.
Seja bem vindo ao INSS Fácil, onde você pode fazer perguntas e receber respostas de especialistas em legislação previdenciária e de outros membros da comunidade.

Prazo de julgamento de Recurso

0 votos
221 visitas
Boa noite, protocolei recurso por motivo de beneficio por incapacidade cessado em 21/03/2018 e até presente data não obtive retorno. Qual o prazo da resposta? e como fica minha situação com relação ao meu trabalho durante esse período em que aguardo esta reposta? fui afastada por conta de um acidente de trabalho e recebi auxilio doença por 10 meses. Desde já agradeço.
Cidade: Rio de Janeiro
perguntou 16 Abr por Hélia Barros
Muito obrigada!!!

1 Resposta

+1 voto
Olá Hélia.

Não há um prazo certo para a resposta do recurso. Isso varia em razão do órgão julgador e do volume de processos lá. Mas, pelo o que temos acompanhado tem demorado no mínimo 90 dias para haver uma resposta.

A situação em relação em relação ao trabalho é complicada. O recurso não tem efeito suspensivo sobre a decisão do INSS. Assim, enquanto não houver julgamento do recurso, continua valendo a decisão do INSS que, segundo entendemos, foi cessar o benefício.

Se o recurso for julgado com parecer favorável a você, o INSS restabelece o benefício e paga os atrasados, se houver. Por outro lado, se o recurso for negado, você não receberá mais nada do INSS. Mas, se não retornar ao trabalho, também não receberá da empresa. É realmente complicado!

Dúvidas? Deixe um comentário!
respondida 26 Abr por INSS Fácil
Mais uma vez obrigada pelo retorno.. só maus uma questão..  a empresa durante este prazo de espera pela resposta do recurso pode demitir por abandono de emprego??? No meu caso o afastamento foi por acidente de trabalho.  Desde já agradeço.
...