Bem vindo ao INSS Fácil! Nosso objetivo é ajudá-lo, respondendo suas dúvidas e dando orientação sobre assuntos previdenciários. Você pode começar navegando pela lista de assuntos.
Você pode ajudar a manter nosso serviço de orientação previdenciária gratuito, fazendo uma pequena doação, de qualquer valor.
Seja bem vindo ao INSS Fácil, onde você pode fazer perguntas e receber respostas de especialistas em legislação previdenciária e de outros membros da comunidade.

Quanto tempo devo esperar para ter uma resposta?

0 votos
48 visitas
Meu pai deu entrada na aposentadoria por idade urbana no dia 22/06 deste ano ,assim que completou 65 anos e deram prazo pro dia 06/08 e até agora não deram resposta? Devo esperar quanto tempo pra uma reclamação ou sair o resultado?
Cidade: São Luis
perguntou 9 Ago por Rosihelly Ferreira

1 Resposta

0 votos
Rosihelly,

Infelizmente, vemos casos em que o requerimento foi feito no ano passado e ainda está em análise. O INSS está em uma fase de transição para o modelo digital, o que tem ocasionado, em alguns locais, uma longa fila de espera para os processos.

Funciona assim: quando você vai lá no INSS e leva os documentos para dar entrada, é montado um processo digital. Aí esse processo fica numa fila para análise e tem um sistema que controla a distribuição dos processos. Conforme os funcionários vão analisando, o sistema vai distribuindo os processos.

Então, a realidade é que o INSS em geral não consegue cumprir o prazo de 45 dias que é informado nos requerimentos. Muitos funcionários do INSS estão se aposentando, não há novos concursos e a demanda é cada vez maior. Ou seja, é cada vez maior o número de processos e menor o número de funcionários, o que ocasiona essa demora para dar uma resposta.
respondida 13 Ago por admin

Perguntas relacionadas

...