Bem vindo ao INSS Fácil! Nosso objetivo é ajudá-lo, respondendo suas dúvidas e dando orientação sobre assuntos previdenciários. Você pode começar navegando pela lista de assuntos.
Seja bem vindo ao INSS Fácil, onde você pode fazer perguntas e receber respostas de especialistas em legislação previdenciária e de outros membros da comunidade.

Salário maternidade jovem aprendiz

0 votos
19 visitas
Trabalhei no período de 01/2017  até 03/2018  (1 ano 3 meses),estou solteira e desempregada, meu filho nasce no começo de Agosto de 2019! Gostaria de saber se tenho direitos a salário maternidade? Se sim, quais documentos tenho que usar e onde tenho que ir?
Cidade: Taguatinga
perguntou 28 Mar por Júlia de Morais

1 Resposta

0 votos

O vínculo como menor aprendiz produz os mesmos direitos de qualquer vínculo. 

Porém, no seu caso, como você trabalhou até março de 2018, você mantém a qualidade de segurada do INSS até março de 2019. Então, para não perder essa qualidade, sugerimos que você efetue uma contribuição como segurada contribuinte individual ou facultativa referente à competência 03/2019. Assim, quando nascer seu filho você ainda estará segurada. 

Para efetuar a contribuição, entre nesse endereço, digite seu PIS, e, depois de confirmar, escolha o código de pagamento 1163 e em valor coloque o valor do salário mínimo. Em competência, coloque 03/2019. O sistema irá gerar uma guia que pode ser paga no banco ou casa lotérica até o dia 15.

Dúvidas? Deixe um comentário!

respondida 9 Abr por admin

Perguntas relacionadas

...