Bem vindo ao INSS Fácil! Nosso objetivo é ajudá-lo, respondendo suas dúvidas e dando orientação sobre assuntos previdenciários. Você pode começar navegando pela lista de assuntos.

Se posso ter benefio do auxilio doenca

0 votos
131 visitas
Tenho pouco tempo de carteira assinada uns 6 meses intercalado,no momento tô desempregada e a mais de 4 anos luto com uma depressão tomo medicamento fortes mas tenho encaminhamento para psiquiatra mas ainda não consegui vou com frequência ao médico com crise será que consigo auxílio doencs
perguntou 19 Ago, 2016 por Deise

1 Resposta

0 votos

Olá Deise.

O auxílio-doença exige a carência de 12 contribuições. Isso quer dizer que você precisa ter 12 contribuições sem que entre uma contribuição e outra tenha passado mais de 1 ano. E você precisa também ter a qualidade de segurado, ou seja, entre a data de início da sua incapacidade e a última contribuição, também não pode ter passado mais de um ano. 

No seu caso, pelo o que você nos contou, você não tem a carência necessária para obtenção de auxílio-doença. Você tem apenas 6 contribuições, quando seriam necessário no mínimo 12. Veja aqui mudanças recentes para obtenção de auxílio doença

Há alguns casos em que há isenção de carência, ou seja, você não precisa ter os 12 meses, só precisa ter a qualidade de segurada. Alguns casos são acidente de qualquer natureza e neoplasia maligna (câncer). Porém, no caso de depressão, não há na lei previsão para isentar carência. 

Então, Deise, infelizmente, segundo os dados fornecidos, você não tem direito a auxílio-doença. 

Se tiver dúvidas, por favor deixe um comentário aqui nessa resposta.

respondida 19 Ago, 2016 por Especialista

Perguntas relacionadas

...