Bem vindo ao INSS Fácil! Nosso objetivo é ajudá-lo, respondendo suas dúvidas e dando orientação sobre assuntos previdenciários. Você pode começar navegando pela lista de assuntos.

Trabalhei d 1983 a 1985 e descobrir que nao houve recolhimento para a previdncia social

0 votos
31 visitas
Como devo proceder, pois tirei o cnis, já e frei em contato com o cartório onde trabalhei, o tabelião falou que já prescreveu e não por mais fazer nada para acertar esta situação
perguntou 3 Out, 2016 por Geane Lucena

1 Resposta

0 votos

Conforme Art. 62 do Decreto 3.048/1999, a anotação em Carteia de Trabalho é prova válida de vínculo, ainda que o período não conste no CNIS ou que o empregador não tenha efetuado os recolhimentos correspondentes. 

$ 2o  Subsidiariamente ao disposto no art. 19, servem para a prova do tempo de contribuição que trata o caput:                      (Redação dada pelo Decreto nº 6.722, de 2008).

        I - para os trabalhadores em geral, os documentos seguintes:                    (Redação dada pelo Decreto nº 6.722, de 2008).

        a) o contrato individual de trabalho, a Carteira Profissional, a Carteira de Trabalho e Previdência Social, a carteira de férias, a carteira sanitária, a caderneta de matrícula e a caderneta de contribuições dos extintos institutos de aposentadoria e pensões, a caderneta de inscrição pessoal visada pela Capitania dos Portos, pela Superintendência do Desenvolvimento da Pesca, pelo Departamento Nacional de Obras Contra as Secas e declarações da Secretaria da Receita Federal do Brasil; (Incluído pelo Decreto nº 6.722, de 2008).

respondida 7 Mai por INSS Fácil

Perguntas relacionadas

0 votos
0 respostas
0 votos
0 respostas
perguntou 3 Mar, 2017 por Humberto ferreira dos santos
0 votos
0 respostas
...