Bem vindo ao INSS Fácil! Nosso objetivo é ajudá-lo, respondendo suas dúvidas e dando orientação sobre assuntos previdenciários. Você pode começar navegando pela lista de assuntos.
Você pode ajudar a manter nosso serviço de orientação previdenciária gratuito, fazendo uma pequena doação, de qualquer valor.
Seja bem vindo ao INSS Fácil, onde você pode fazer perguntas e receber respostas de especialistas em legislação previdenciária e de outros membros da comunidade.

Auxílio doença. Como requerer para autônomo.

0 votos
4,484 visitas
Como requerer  o auxílio doença.  Sendo que pago o INSS  como  autônomo?
Qual  o prazo para que possa requerer  e recebe o auxílio doença?
Quais os procedimentos?
Faz oito dias  que estou acidentado.  Fui operado levei 22 pontos.  Se caso demorar  a sair o recebimento  do auxílio.  Tenho direito  ao retroativo?
Obrigado
perguntou 10 Out, 2016 por Luciana lima

1 Resposta

0 votos

Olá Luciana.

A partir da data do início da incapacidade, no seu caso a data do acidente, você tem 30 dias para fazer o pedido do auxílio-doença e receber desde a data do acidente. Se passar de 30 dias, você recebe apenas a partir da data do pedido e não recebe retroativo.

O procedimento é simples. O primeiro passo é agendar a perícia médica. Você agendar no site do INSS, ou ligando para 135.

No dia marcado, você vai até o local informado, portanto documento de identidade e os documentos médicos que comprovem sua incapacidade (atestados, laudos, exames, radiografias, relatórios, etc...)

Dúvidas? Deixe um comentário!

respondida 11 Out, 2016 por Especialista
Auxilio autonomo que recebe por RPA

Perguntas relacionadas

0 votos
0 respostas
perguntou 27 Abr, 2017 por Beatriz
0 votos
1 resposta
perguntou 21 Jun, 2017 por Filipe Sanches
0 votos
0 respostas
perguntou 21 Jun, 2017 por Filipe Sanches
0 votos
0 respostas
perguntou 16 Mai, 2017 por Pamela
0 votos
0 respostas
perguntou 15 Out, 2016 por Alexandre
0 votos
0 respostas
...