Bem vindo ao INSS Fácil! Nosso objetivo é ajudá-lo, respondendo suas dúvidas e dando orientação sobre assuntos previdenciários. Você pode começar navegando pela lista de assuntos.

Auxílio Doença x Licença Maternidade

+1 voto
4,488 visitas
Se eu entrar com Auxílio Doença e o bebê nascer... no INSS fica me pagando como auxílio doença ou no 8 mês já vai querer me afastar como licença maternidade? Estou grávida de 7 meses e tenho problema nos joelhos e o peso está me fazendo sentir dor. Mas não quero entrar de licença muito antes dela nascer pois quero aproveitar os 120 dias com ela.
perguntou 17 Out, 2016 por Luna
Ola sou francelia  ja faz dois meses ke fiz uma cesaria
E eu keria saber se ainda da tempo de eu dar entrada de auxilio-doença ? pq meu atestado é valido por 4 meses

1 Resposta

0 votos

Olá Luna.

A partir da data do nascimento o benefício deve ser alterado para salário-maternidade. Se você for segurada empregada, o empregador irá pagar o salário-maternidade, com início na data do parto. Se você contribuir em outra categoria, o INSS é quem irá pagar o benefício.

Assim, conformando, não há necessidade de se afastar no último mês de gestação. O afastamento pode ser a partir da data de nascimento do filho.

É importante informar ao INSS data de nascimento do filho para que seja data baixa no auxílio-doença e não haja recebimento em duplicidade, o que pode lhe trazer problemas no futuro.

Dúvidas? Deixe um comentário!

respondida 31 Out, 2016 por Especialista
Muito boa resposta. Totalmente esclarecedora. Muito obrigada.
Por favor me ajudem,estou de atestado por complicações na gravidez,estou de 33 semanas,e meu médico me deu 30 dias,levei meu atestado e eles só conseguiram agendar minha perícia pra uma data em que meu BB já vai ter nascido, ou seja mto depois da dpp, como devo proceder?Fico sem receber?
Você sendo empregada, na data do nascimento irá se afastar normalmente para salário-maternidade. Ainda que você não tenha passado pela perícia, o salário-maternidade começa na data do nascimento. No dia da perícia, você deve levar, além dos atestados, exames, etc.. a certidão de nascimento do filho. Assim, o médico perito saberá que o afastamento por doença deverá ser até um dia antes do parto.
Mas ainda assim corro o risco de não receber dos quinze dias do atestado até a data do parto?ou seja o perito pode me negar o auxílio doença, e eu ficar sem receber este último mês que faltará da minha gestação? Obs:O médico me deu 30 dias de atestado,por complicações sérias na gravidez.

Perguntas relacionadas

0 votos
1 resposta
0 votos
1 resposta
...