Bem vindo ao INSS Fácil! Nosso objetivo é ajudá-lo, respondendo suas dúvidas e dando orientação sobre assuntos previdenciários. Você pode começar navegando pela lista de assuntos.
Você pode ajudar a manter nosso serviço de orientação previdenciária gratuito, fazendo uma pequena doação, de qualquer valor.
Seja bem vindo ao INSS Fácil, onde você pode fazer perguntas e receber respostas de especialistas em legislação previdenciária e de outros membros da comunidade.

Estava desempregado e passei a receber auxílio doença, esse tempo conta como contribuição?

0 votos
486 visitas
Eu estava desempregado e agora recebo auxílio doença, esse tempo conta como contribuição?
perguntou 17 Out, 2016 por anônimo

1 Resposta

0 votos
Olá.

A partir do momento em que há o retorno ao trabalho, o tempo em gozo de auxílio-doença passa a ser contado como tempo de contribuição e poderá ser usado para aposentar por tempo de contribuição.

Esse tempo, no entanto, não é contado como tempo de carência, ou seja, não conta para aposentar por idade. Conta só para aposentar por tempo de contribuição. (Atualmente, na região Sul, há uma ação civil pública que determina ao INSS computar como carência o tempo de gozo de auxílio-doença e aposentadoria por invalidez, desde que intercalados entre períodos de atividade).

Dúvidas? Deixe um comentário!
respondida 31 Out, 2016 por Especialista

Perguntas relacionadas

+1 voto
1 resposta
...