Bem vindo ao INSS Fácil! Nosso objetivo é ajudá-lo, respondendo suas dúvidas e dando orientação sobre assuntos previdenciários. Você pode começar navegando pela lista de assuntos.

Quanto tempo demora após a entrada?

0 votos
13,922 visitas
Meu pai completou 65 anos em 18/07. No mesmo dia ele agendou o pedido de aposentadoria para o dia 17/11.
Gostaria de saber como que vai funcionar a partir desse dia?
perguntou 17 Out, 2016 por Sivaldo Luz
UiOi meu pai, passo pela perícia, e 21 hora depois eu consegui vê pela internet e apareceu, situação : benefícios concedido quanto tempo depois começaria receber ?
Minha mãe deu entrada no INSS dia 10 de dezembro já estamos quase no dia 10 de março e nada de resposta ainda o que tá acontecendo

1 Resposta

+1 voto
Olá Sivaldo.

Estando tudo certo, em geral o benefício é concedido no mesmo dia do atendimento. Nesse caso, cerca de 20 dias após o atendimento ele receberá em casa a carta de concessão informando o valor do benefício, bem como banco e dia para começar a receber.

Pode acontecer de ter que regularizar alguma coisa. Nesse caso, o INSS emite uma carta de exigências, informando o que precisa ser acertado ou apresentado. Aí também são 20 dias, mas a partir da data de regularização e conclusão do processo.

Dúvidas? Deixe um comentário!
respondida 31 Out, 2016 por Especialista
Ok, muito obrigado por me responder. Qualquer dúvida perguntarei aqui...
Ok, Sivaldo. Estamos aqui para ajudar!
20 dias  kkkkkkkkko meu tem 7 meses e nada,sonhar é bom né
Milton está certo,isto é uma grande mentira .Espero a minha aposentadoria por idade a 5 meses e meio.
Isso varia de local para local. Atualmente, o INSS está implantando em todo o país o sistema de processo digital e as coisas mudaram um pouco. Antes, o processo era em geral analisado no dia do atendimento. Então, a pessoa esperava mais tempo até ser atendido mas, depois de atendido, o resultado era mais rápido. Hoje, no sistema digital, são duas esperas. A primeira é a do agendamento para apresentar os documentos. E a outra é após a apresentação dos documentos. A análise não é feita mais na hora. No dia do agendamento, apenas é feita a digitalização dos documentos. Aí o processo entra numa outra fila para análise. E essa outra fila está demorando vários meses mesmo.
Liguei em 29.12.2017 e só consegui data para 19 de junho de 2018. Depois disso me deram um prazo de 45 dias, que venceu no dia -3 de agosto. Ate agora nada. Já entrei com reclamação na ouvidoria e tb nada.
Próximo passo justiça comum.
Meu filho tem hidrocefalia agendei em junho e dia 21 de setembro fui no inss leva os documentos dele e tá com 45 dias e nada o que eu faco
Jessica, infelizmente nesse sistema digital do INSS a média do tempo de análise dos processos está bem maior. Quanto à demora, há duas opções: 1) Registrar reclamação na ouvidoria do INSS (em alguns casos funciona, mas parece que ultimamente as agência do INSS simplesmente ignoram as reclamações); 2) Recorrer à justiça, preferencialmente o juizado especial federal.
Bom dia meu pai deu entrada no loas no dia do aniversario dele depois tivemos q fazer a exigencias la e ate agora nada do beneficio dele  ja tem 10 meses.

Perguntas relacionadas

0 votos
0 respostas
perguntou 7 Out, 2016 por Rogeria
0 votos
0 respostas
0 votos
1 resposta
...